Expressar sentimentos, expor ideias, argumentar e contra argumentar, trocar experiências como falante ou como ouvinte, interpretando e refletindo sobre os pensamentos de seus colegas, respeitando os variados pontos de vista.

Desenvolver a capacidade de pensar e organizar ideias, expressando-as de forma clara e precisa nas diferentes formas de comunicação oral e escrita.

LITERATURA

Ampliar a dimensão linguística e cultural do aluno através do estudo de textos literários, discutindo o conceito de arte e conhecendo autores e obras importantes para o   desenvolvendo do senso crítico do aluno.

BIOLOGIA, QUÍMICA e FÍSICA

Perceber como as necessidades humanas, de caráter social, prático e cultural se relacionam com o desenvolvimento e com a utilização do conhecimento científico, inclusive por meio dos avanços tecnológicos associados a transformação de energia.

O ensino de História deve levar o educando a valorizar a identidade pessoal e coletiva, através dos estudos referentes às ascendências e descendências das pessoas quanto à historicidade, nacionalidade, etnia e cultura. Perceber as semelhanças e diferenças entre os acontecimentos passados com os acontecimentos contemporâneos nos aspectos locais, regionais, nacionais e globais. Reconhecer as influências dos acontecimentos do passado no presente e do presente no futuro, em dimensões pessoais e coletivas.

O ensino de Geografia deve levar o educando a compreensão do mundo, percebendo que enquanto cidadão também faz parte deste contexto, das relações entre os homens e os espaços. Fazer com que o aluno passe a perceber o espaço geográfico e desperte para a conscientização quanto ao uso equilibrado dos recursos naturais e a superação do senso comum, confrontando a realidade com o conhecimento científico.