Ampliar os conhecimentos gramaticais, utilizando-os de forma apropriada nas práticas de linguagem oral e escrita levando em consideração os diversos contextos sociais a que cada aluno encontra.

Trabalhar leituras diversificadas dos mais diferentes tipos de textos (informativos, narrativos, literários, poéticos e lúdicos, publicitários, instrutivos, dissertativos e práticos).

CIÊNCIAS, QUÍMICA e FÍSICA

Reconhecer de maneira mais profunda a existência de diferentes modelos explicativos na ciência e da possibilidade de participar ativamente na reelaboração de ideias e interpretações, confrontando as diferentes explicações individuais e coletivas.

O ensino de História deve levar o educando a reconhecer a si mesmo como sujeito histórico e agente de transformação. Valorizar as ações coletivas que repercutem na melhoria das condições de vida da localidade. Identificar as ascendências e descendências das pessoas que pertencem a sua localidade, quanto à nacionalidade, etnia, língua, religião e costumes. Reconhecer a realidade como processo e, portanto, em constante transformação. Construir relações cidadãs através da participação em ações coletivas, contribuindo com melhorias na realidade em que está inserido.

O ensino de Geografia deve levar o educando a perceber que as relações sociais e as relações do homem com a natureza estão projetadas no espaço geográfico, construído, ao longo da história a partir das Revoluções industriais, globalização, problemas ambientais, formação e colonização dos continentes, a partir dos valores predominantes, da forma de produção de bens necessários à sobrevivência, da interdependência entre pessoas e lugares, das diferenças sociais e dos avanços tecnológicos.