Desenvolver o conhecimento linguístico do aluno através dos estudos gramaticais bem como a produção e compreensão dos mais variados gêneros textuais, criando a condição de aprendizagem e cidadania para todos.

Desenvolver e aperfeiçoar os mecanismos de leitura e escrita, associando as novas situações de aprendizagens e situações práticas.

CIÊNCIAS

Valorizar a diversidade da vida, compreendendo as condições para que ela ocorra nos diferentes espaços do planeta e, particularmente, nos ecossistemas brasileiros.

O ensino de História deve levar o educando a refletir, analisar e problematizar a história enquanto parte integrante da vida de cada aluno, de forma a possibilitá-los uma compreensão sistemática e crítica da realidade. O aluno deve ser conduzido pelo professor para que possa compreender o tempo histórico, as transformações e mutações da realidade. O professor deve ser um mediador, que ensinará o aluno a estudar de forma a poder vir a compreender a própria realidade que lhe cerca, a questionar o mundo a seu redor, a não ter preguiça de exercer o senso crítico.

O ensino de Geografia deve desenvolver o indivíduo em todos os aspectos e potencialidades possíveis, sendo portanto, de vital importância na escola, pois é a Geografia que dá subsídios para o conhecimento do Espaço Geográfico – o espaço de vivência do ser humano – contribuindo para o entendimento das relações homem-espaço, fazendo com que cada indivíduo possa entender como se dá essa relação e qual o seu papel na transformação do espaço. A consciência adquirida pelo individuo lhe permite uma visão critica sobre as questões do mundo atual globalizado.